quarta-feira, 15 de agosto de 2012

GREVE DAS UNIVERSIDADES: MANIFESTAÇÃO DIA 24 DE AGOSTO

Tendo em vista a vagarosidade e indisposição do governo federal em negociar satisfatoriamente, estudantes, funcionários e professores das universidades federais de todo o Brasil  estarão se mobilizando em protesto que ocorrerá próximo dia 24 de agosto. Os protestos ocorrerão em quase todas as capitais do País, inclusive João Pessoa. 

A Aliança Bíblica Universitária de João Pessoa estará presente, pois entendemos que os cristãos não podem se omitir perante situações do tipo. Na Bíblia está claro que Deus abomina atos de injustiça e que Ele anseia por nossa mobilização em prol de um sociedade melhor.

Nossas universidades precisam de mais atenção. Nossos professores de mais valorização. Nossos alunos de mais qualidade de estudo.

Vamos nos mobilizar!

A ABU estará com faixas, apito, cartazes... e com você principalmente!

Para maiores informações ligue para 8828 0295 (falar com Helton)

 "Abre a tua boca; julga retamente; e faze justiça aos pobres e aos necessitados."
(provérbios 31.9)

terça-feira, 14 de agosto de 2012

O DESCONHECIDO LEWIS

C. S. Lewis (1898-1963), nascido em Belfast, foi professor assistente em Oxford em várias áreas e depois, catedrático em Cambridge, na área de Literatura Inglesa Medieval e Renascentista.
Sua vasta obra nos campos da filosofia, da teologia e da ficção, a julgar pelas “Crônicas de Nárnia”, que mereceram a atenção de Walt Disney, é tão marcante, que muitas vezes nos esquecemos de sua contribuição ao mundo acadêmico, que não foi pequena.
Mais fascinante ainda é atentar para a sua história de vida, relatada na sua autobiografia, “Surpreendido pela Alegria”, uma história apaixonante de conversão de um ateu, convencido de que suas faculdades mentais e psíquicas eram suficientes para não precisar de Deus, para a fé em Cristo. Aliás, ele mesmo confessa que se trata da história de um homem desesperadamente preocupado em evitar que Deus interferisse na sua vida.
Quando, finalmente, aos 30 anos de idade, ele deu o seu primeiro passo de volta para o cristianismo, de onde partiu com a morte prematura de sua mãe, quando ele não contava com mais do que nove anos de idade, Lewis confessou que foi o “mais relutante de todos os convertidos”. E esse foi apenas o começo de uma longa jornada de volta para o seu lar perdido e muito desejado.
Numa série ainda inédita no Brasil, com a qual nos brinda a Editora É-Realizações, vamos conhecer um aspecto dessa mente brilhante que poucos, mesmo apreciadores de sua obra, conhecem e que não conta com muitos apreciadores. Também não conta com a popularidade de sua obra de ficção.
O primeiro livro da série, “Alegoria do Amor”, é um estudo de obras alegóricas que marcaram, na literatura inglesa, a virada da Idade Média para o Renascimento. O que elas têm em comum? O uso das figuras de linguagem para expressar os mais profundos anseios do coração humano, muitas vezes encarnados na figura da musa inspiradora.
“A Imagem Descartada” é uma análise da cosmovisão medieval e de como ela entrou em crise com o Renascimento. Não se trata de uma visão saudosista, mas trata-se antes de um corretivo anterior ao feito por grandes medievalistas como Étienne Gilson e Henri Marrou para o preconceito frequente com que lidamos com as coisas medievais.
Já “Estudos de Literatura Medieval e Renascentista” é um tratado mais profundo de obras já abordadas em “A Imagem Descartada”, tais como Spenser e Dante, entre outros, mas com outro enfoque: no que essa literatura tem de contributivo para o patrimônio comum da literatura mundial. 
Finalmente, “Prefácio ao Paraíso Perdido” é um estudo em profundidade de um dos autores em que Lewis era especialista: Milton e seu estilo épico. 
Todos esses livros têm em comum o tema de fundo que perpassa também o tipo de literatura abordada, que é o da filosofia e da teologia. Talvez fosse interessante notar que Lewis e seus colegas, os “Inklings”, tinham um método particular de fazer teologia, que era o que chamavam de “teologia do romance”, que muitos, hoje, chamam de “teopoésis”. Então, longe de interessar apenas a “experts” em literatura medieval e renascentista inglesa, esses livros apelam a todos aqueles que estão empenhados em ver o mundo com outros olhos e aprender com o outro, pela via da literatura.

Fonte: ULTIMATO

Bob Dylan lança novo CD com músicas religiosas

Nova Iorque, quinta-feira, 9 de agosto de 2012 
(ALC) O cantor e compositor Bob Dylan lançará, no dia 11 de setembro, um novo CD, o 35º de sua trajetória, intitulado “Tempest”, com músicas religiosas. Ele comemora 50 anos de carreira artística. Em entrevista para a revista Rolling Stone, Dylan admitiu que gostaria de ter composto mais músicas de cunho religioso para compor esse novo CD. No CD ele presta homenagem a John Lennon e lembra o afundamento do navio Titanic.
Nos anos 60 do século passado, Dylan desafiou a música pop. As letras que escreveu passaram a abordar temas sociais e filosóficos. Ele fundiu folk, country, blues, gospel, rock, jazz e swing. Converteu-se num "cronista informal" dos conflitos estadunidenses e muitas de suas músicas transformaram-se em odes contra a guerra e serviu de bandeira aos movimentos civis. 
No final dos anos 70, converteu-se ao cristianismo e publicou dois álbuns gospel: “Slow Train Coming” e “Saved”. Passou a fazer do palco um púlpito onde reafirmou sua fé. Conquistou vários prêmios Grammys, Discos de Ouro e recebeu, em 1999, a Ordem das Artes e Letras da França. 
Em 2000, ganhou o Prêmio Música Polar da Real Academia Sueca de Música. Em 2007, recebeu o Prêmio Príncipe de Astúrias das Artes e, em 2008,  o reconhecimento honorário do Prêmio Pulitzer, por seu profundo impacto na música popular e cultura americana.
A revista Time arrolou-o entre as 100 pessoas mais influentes do século XX, enquanto a Rolling Stone colocou-o nas lista dos 100 melhores artistas de todos os tempos, ficando apenas atrás dos Beatles. 
Dylan declarou à Rolling Stone que que seu sucesso deve-se, em grande parte, à sua fé e à generosidade de Deus, como ator principal de seu trabalho criativo e motivador de uma música para multidões que precisam compartilhar amor, respeito e fraternidade.
Dylan nasceu em Duluth, Minnesota, em 24 de maio de 1941 e é considerado um dos compositores e músicos mais influentes do século 20.
Fonte: Agência Latino-americana e Caribenha de Notícias (ALC)

INTRODUÇÃO A TEOLOGIA CRISTÃ (PARTE 2)

por HELTON DE ASSIS FREITAS
IV. FUNÇÕES DA TEOLOGIA

A teologia é uma necessidade do cristianismo contemporâneo, tendo em vista que ela tem sido negligenciada em muitos meios eclesiásticos. Essa negligencia é muito comum nos meios pentecostais e nas comunidades eclesiásticas independentes. Infelizmente esse fenômeno traz muitas consequencias negativas como hipervalorização do emocionalismo e pobreza doutrinaria. Normalmente esses círculos estão muito vulneráveis a falsas doutrinas e comportamentos que não condizem com os princípios da Bíblia.

Em síntese podemos notar cinco funções da teologia:
·        A teologia como explicação da realidade
·        A teologia como sistematização da doutrina cristã
·        A teologia como defesa da fé e ponte até os não crentes
·        A teologia como crítica da vida e da proclamação da igreja
·        A teologia como contemplação

V. NATUREZA DA TEOLOGIA

A teologia Cristã é a tentativa, levada a prática pelos adeptos do cristianismo,  de representar suas afirmações de crença de modo consistente, explicando-as a partir de seus fundamentos e relacionando a fé cristã às demais referências humanas, como a natureza e a história, e aos processos cognitivos, como a razão e a lógica.

Assim como nas outras ciências, a teologia deve comportar alguns dos critérios tradicionais do conhecimento cientifico:
1 Ela precisa ter um objeto definido de estudo;
2. Um método investigativo;
3. Objetividade no sentido de que o estudo lida com fenômenos externos à experiência imediata do pesquisador, sendo portanto, acessível à investigação de outros;
4. Coerência entre as proposições do objeto em questão, de modo que o conteúdo forme um corpo definido de conhecimento, não uma série de fatos desconexos ou pouco relacionados entre si.

O ponto de partida para o estudo da teologia cristã

Uma das questões que precisam ser imediatamente encaradas quando estudamos a teologia cristã é a da fonte da qual vamos extrair nosso conhecimento. Basicamente as fontes são quatro:

1.      Revelação Geral. O universo criado é estudado para determinar certas verdades acerca de Deus e da natureza humana. Os meios tradicionais de revelação geral são três: a natureza, a história e a constituição do ser humano.
2.      As Escrituras. A Bíblia é tida como o documento definidor ou a constituição da fé cristã. Portanto, ela especifica em que se deve crer e o que se deve fazer.
3.      Experiência. Considera-se que a experiência espiritual de um cristão hoje evidência informações divinas.
4.      História da Teologia: Pesquisa-se o que vêm sendo adotado e ensinado ao longo dos séculos por indivíduos  e organizações que se identificam como cristãos. Assim, o que tem sido crido torna-se pista para descobrir o que deve ser crido. Esta fonte deve ser totalmente sujeita ao olhar crítico do teólogo e comparada com as outras três fontes, principalmente a fonte bíblica.

O método da teologia

Assim como em todas as outras ciências, a teologia possui um procedimento definido. O renomado teólogo Millard J. Erickson em seu livro Introdução à Teologia Sistemática ( no original em inglês Introducing Christian Doctrine)enumera nove procedimentos metodológicos:

1.      A coleta dos materiais bíblicos
2.      A unificação dos materiais bíblicos
3.      A análise do significado dos ensinos bíblicos
4.      O exame das interpretações históricas
5.      A identificação da essência da doutrina
6.      A iluminação por meio de fontes extrabíblicas
7.      A expressão contemporânea da doutrina
8.      O desenvolvimento de um tema central interpretativo
9.      A estratificação dos tópicos

Ainda segundo Millard Erickson, embora os passos descritos não precisem ser seguidos em rígida sequencia, há um desenvolvimento lógico que leva a eles.

VI.  TEMAS TEOLÓGICOS E TEOLOGIA SISTEMÁTICA

Os temas discutidos pela teologia cristã são de dimensões universais. Abrangem a doutrina de Deus, do homem e do mundo. Nenhuma exposição sobre Deus seria completa se não contemplasse suas obras  e seus caminhos no universo que Ele criou, além de sua pessoa. Toda ciência mantêm algum tipo de relação com o Criador de todas as coisas e com seu propósito na criação. E assim toda autêntica verdade é verdade de Deus. Toda verdade, onde quer que seja encontrada, tem peso e valor iguais como verdade, como qualquer outra verdade. Uma verdade pode ser mais útil em determinada circunstância, e uma outra verdade descoberta pode ser mais útil em outra circuntancia. Entretanto ambas verdades têm seu valor.
Portanto é perfeitamente licito utilizar-se de outras fontes, enquanto verdade, para o estudo da teologia. O estudo teológico que incorpora em seu escopo o exame das ciências naturais e sociais é denominado teologia sistemática.

A teologia sistemática tradicionalmente organiza as doutrinas cristãs da seguinte forma:

·        Sagradas Escrituras (Bíbliologia)
·        Deus (Teologia propriamente dita)
·        A Criação
·        Seres espirituais
·        Homem
·        Pecado (Hemartiologia)
·        Cristo (Cristologia)
·        Salvação (Soteriologia)
·        O Espíriro Santo (Pneumatologia)
·        Igreja (Eclesiologia)
·        As últimas coisas (Escatologia)

Principais obras de referência da Teologia Sistemática (Em língua portuguesa)

·        Teologia Sistemática, Wayne Grudem
·        Introdução a Teologia Sistemática, Millard J. Erickson
·        Teologia Sistemática, Louis Berkoff
·        Teologia Sistemática, Norman Geisler

       CONTINUA...

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Um pouco sobre João Calvino

por Helton de Assis Freitas

- Nasceu em 1509 na cidade de Noyon, França
-Filho de um tabelião que era secretário do bispo de Noyon
-possuiu uma boa educação
- em 1523 iniciou seus estudos na universidade de paris, onde aprendeu filosofia, latim e dialética

- Calvino foi inicialmente um humanista
-O humanismo e o renascimento são
os movimentos culturais que o vão influenciar muito
-Apesar de preferir a Teologia Calvino  seguiu
 os planos do pai, que quis que ele fizesse direito
- em 1533 se declarou protestante
  -Entre 1528 e 1533, freqüentou as universidades de Orleans (doutorado em direito, 1532) e de Bourges.
-em 1532, escreve seu primeiro livro que trata do pensamento de Séneca.
-Aos poucos, foi-se aproximando das questões morais e religiosas e do pensamento de Lutero
-em 1533 sua conversão se torna publica
- em 1935 concluiu sua obra mais famosa: “instituição da religião Cristã” . Essa obra lhe rendeu grande prestigio
-Em 1535, aos 26 anos, é reconhecido como chefe do
protestantismo francês.
-Muito Influenciado por Agostinho
-Em 1536 passa a morar em genebra, onde com a ajuda de outro reformador, Guillaume Farel, começa a reforma nessa cidade
-Em 1538 foi expulso de Genebra e viajou para Estrasburgo, onde trabalhou como pastor e professor.
-Em 1540  casou-se com Idelette de Bure, uma viúva anabatista, com quem viveria por nove anos. Após a Morte da Esposa ele seguiu cuidando dos filhos delas
-um ano depois volta a Genebra e organiza uma nova Igreja, com pastores escolhidos pelos fiéis. Funda também o Colégio de Genebra, que se torna um dos centros universitários mais importantes da Europa.
-Calvino foi tão influente em Genebra , que a cidade era conhecida por muitos como “A cidade de Calvino”. Sua colaboração foi importante para a política, economia, justiça social e vida religiosa desta cidade
-Ocupou-se da difusão da reforma para muitos centros europeus
-É Autor de tratados, centenas de cartas, e comentários sobre quase todos os livros da Bíblia
-Sua dedicação ao estudo da Palavra é inspiradora
-morre em 1564, na cidade de Genebra