terça-feira, 3 de maio de 2011

Onde está o governo nessa história?

Duas coisas que me indignaram hoje
Saúde e educação no Estado da Paraíba: Dois graves problemas

Hoje duas noticias sobre problemas públicos aqui no Estado da Paraíba me chamaram muito a atenção. Vale salientar que não estou atacando (ainda, e espero não precisar!) ao governo  do Estado. Porém aproveito este espaço para levantar algumas questões relevantes.

A primeira noticia foi sobre o hospital de traumas do Estado. Ele foi feito para comportar até 150 leitos, porém está com mais de 220 provocando uma lotação no estabelecimento. Pacientes à semanas internados nos corredores do hospital, sangue no chão da pediatria e demais problemas relacionados à higiene retratam a calamidade do local. Perante a situação médicos têm sido forçados à  “brincar de Deus”, ou seja, decidir muitas vezes quem fica vivo e quem fica morto. O governo do Estado vai se pronunciar oficialmente à imprensa nesses próximos dias. Vamos ver o que vão dizer. Pior que o problema não é apenas no Hospital de traumas. A saúde do Estado está uma verdadeira vergonha.
A segunda noticia diz respeito aos professores do Estado que entraram em greve nessa segunda-feira em protesto ao baixo salário que é pago a eles e pelo fato de uma grande quantidade de profissionais concursados que estão a um grande tempo esperando por serem chamados, porém nada. O governo afirmou que enquanto eles estiverem em greve não haverá negociação.  Será veremos uma atitude verdadeiramente justa por parte do Governo?
Será que nesta gestão do Excelentíssimo Governador Ricardo Coutinho veremos uma transformação marcante na Educação e na saúde do nosso Estado? Será que o governo atual esta administrando bem o tempo destinado ao trabalho pela melhoria do povo paraibano, principalmente na luta por uma educação, saúde publica e segurança mais digna, ou ele esta perdendo tempo com outras coisas e esquecendo o essencial? Não sei. Prefiro tomar cuidado com as palavras pois talvez ainda seja cedo para afirmar algumas coisas. Como votei no presente Governador na ultima eleição e tenho a certeza que meu voto foi bem pensado continuo esperançoso por uma boa administração atual.
Sou usuário do Sistema Único de Saúde. Minha família não tem condições de pagar um plano de saúde. Sei que amanhã poderei estar deitado em uma daquelas macas e sei que muitos homens justos tem sofrido humilhação em alguns hospitais do Estado onde vemos leitos e mais leitos acumulados em lugares indevidos. Minha namorada e eu somos professores e compartilhamos diariamente o quão desvalorizada é a nossa categoria. Esperamos ver uma melhora significativa nos próximos meses, pois se não o povo vai se revoltar mais ainda. E eu também.


Por Helton de Assis Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário