sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Alguns pensamentos sobre a vida...

  Por Prof°Bruno Pontes


 Os Filósofos enfrentam um grande desafio em suas jornadas: Suas palavras fazem todo sentido para aquele que está deprimido, vazio, ou angústiado, e ao mesmo tempo, soam como ilusões e lamentações para aqueles que pensam que já estão completamente realizados na vida.
    Um Filósofo chato, não é aquele que derrama suas dores sobre um pedaço de papel, ou sobre as teclas de um computador. Mas sim, aquele que não aponta uma resposta para a pergunta em questão. No entanto, isto me faz pensar, se existe de fato uma verdadeira resposta, e se não existe, adianta questionarmos?
    Mas ai chega alguém para dizer que existem respostas para todas as perguntas... Mas será que existem mesmo? Eu posso ser honesto e dizer que, volta e meia, me encontro mastigando algumas coisas, mesmo sem ser um filósofo, sinto o sabor que escolho sentir, mas não consigo ingerir:
- Por que falamos tanto em paz, e fazemos tão pouco para obtê-la?
- Por que falamos tanto em santidade, e a perdemos quando pensamos ter alcançado?
- Por que exigimos dos outros, aquilo que nos falta?
- Por que Deus confia escolhas a nós que tantas vezes escolhemos o caminho errado?
- Por que muitos nem sequer tem uma opção?
- Por que nosso coração desperta sentimentos e convencem nossa mente de que o absurdo é o melhor caminho.
- Por que a dor é irmã do amor?
- Por que, quanto mais estudamos, menos sabemos?
- Por que somos tão diferentes, e ao mesmo tempo, tão parecidos?
    Será que, aquele que diz que nada sabe, chegou a mesma conclusão que todos os grandes pensadores do passado? Não sei, mas de uma coisa eu tenho certeza, aquele que pensa saber tudo, chegou ao nível máximo de sua ignorância. Todo absoluto é burro. Digo isto por que já estive lá, e muitas vezes me vejo querendo voltar a este caminho até que algo me arremesse de volta ao mínimo de sensatez.Lembrando-me que nada sou, apenas pó.
    Quando pensamos que sabemos tudo, nossas respostas se tornam cada vez mais fúteis e previsíveis. Eu mesmo nem sei por que estou escrevendo este texto aqui, e por que estou fazendo pessoas questionarem o que eu questiono.
    Ao ler o livro de Eclesiastes, descobrimos que existe um tempo para tudo. Existe um tempo para filosofar a respeito da vida, e isto é saudável, desde que não seja o tempo todo. As vezes pensamos tanto sobre as coisas, que deixamos de viver a vida, nos tornamos loucos. Existe também o tempo para viver, que também é saudavel, mas se não pararmos para pensar, vamos começar a desperdiçar, nos tornarmos mais loucos ainda.
    Só existe algo que posso afirmar com toda a certeza. Quando, na jornada da vida, ajudamos ao próximo, encontramos algumas respostas que nós mesmos estavamos procurando. Ao amarmos, encontramos o amor. Ao darmos, recebemos. Nossas perguntas mais pessoais estão tremendamente ligadas ao nosso relacionamento com o próximo. Se a vida fosse feita para ser vivida sozinha, Adão não precisaria de Eva. Pare e pense! Pare e ajude alguém! Pare, e viva! No caminho, algumas respostas serão desvendadas, e, as outras, ficarão para a eternidade... Viva o hoje sempre como se não houvesse o amanhã, pois, o dia de amanhã pertence ao Senhor, porém o hoje, esse é comigo e com você.


Nenhum comentário:

Postar um comentário