segunda-feira, 15 de agosto de 2011

CRER OU NÃO CRER: EIS O CRISTÃO! (PARTE III)


por Prof° Bruno Pontes
Segundo Diálogo

Das muitas religiões existentes no mundo, somente o Cristianismo requer um guia sobrenatural. Nenhuma qualificação terrestre (igreja, pastor, mestre...) pode permitir a alguém entender a verdade de Deus. Que este segundo diálogo seja usado por Deus para nos lembrar de nossa grande necessidade de um professor Divino e do privilégio de termos o Espírito Santo como "O Mestre maior". Ele verdadeiramente é o "Espírito da Verdade" (João 15:26).
Lembro de quando estava para ser ordenado pastor, e um grande pastor e amigo me disse a seguinte frase: "Bruno! se você manter o seu caráter independente das circunstâncias, sempre serei seu amigo. Não troque sua fé racional por doutrinas humanas." - Nunca esqueci!

Primeiro porque a Bíblia é nossa regra de fé e prática foi inspirada pelo Espírito Santo. Certamente tal inspiração do Novo Testamento foi uma grande parte da promessa de Cristo relativa à vinda do Espírito como nosso professor (João 14:26). Aprendamos então com alguém que tenha algo a nos ensinar, não com falsos mestres e com aqueles que acham que são pastores, guias, apóstolos ou algo parecido.

Segundo porque os homens não regenerados estão em um total estado de “ignorância” espiritual (II Coríntios 4:3-4, João 3:3, Efésios 4:18) verdadeira cegueira (Ô povo cego!). A Bíblia descreve-os como encobertos, adormecidos, tolos, e cheios de escuridão. Essa condição não deve ser vista somente como uma ausência de conhecimento, mas também como uma falta de habilidade natural para apreciar, discernir, compreender e receber a verdade espiritual. É como se trocassem o melhor pelo bom. Os pecadores podem ser ótimos conhecedores da Bíblia e mesmo assim, podem nunca terem discernido verdadeiramente as coisas de Deus (I Coríntios 1:18-21; 2:9-16), até os crentes estão assim, continuam cegos em suas fantasiosas espiritualidades ou dons espirituais mecânicos acionados pelo botão “Penteca / On-Off”, sem nenhuma heurística bíblica ou divina (também, quem diz ao “espírito”, que eu nem sei qual é... a hora de começar, é o irmão ou a irmã espiritual! Como assim? E o agir do Espírito nessas horas? Agora é homem que manda em Deus? Sei lá...)
Uma grande parte do trabalho do Espírito na regeneração consiste em trazer ao eleito um verdadeiro conhecimento sobre assuntos espirituais e administrativos sobre sua responsabilidade (e como isso será cobrado de nós pastores!). O novo nascimento é comparado por Paulo à criação da luz (Gênesis 1:3, II Coríntios 4:6). É a saída da era das trevas. Os crentes foram chamados das trevas para a "maravilhosa luz.". Todos os crentes são ensinados pessoalmente por Deus (João 6:45), é só buscar minha gente! Muitos testemunhariam que eles se assentaram nas igrejas (ou até mesmo pregaram no púlpito) durante anos, sendo, ainda, encobertos espiritualmente até que Deus os salvou. Talvez o pensamento mais triste conectado a esse diálogo seja o de que os não regenerados, são desavisados de sua própria cegueira.
Por dedução ou indução ou o que você achar melhor! Afinal de contas, tem gente que está gostando de continuar cego (o que na verdade para alguns ainda é muito bom, pois, podem continuar a pedir esmolas, não é mesmo?).

Inclusive os cegos também tentarão guiar outros cegos (Mateus 15:14). Serão terríveis as consequências de tudo isso, pois, bem sabemos que todos dois cairão num abismo é só uma questão de tempo... Isso é outra coisa que os crentes cegos não gastam mais; o tempo com o Senhor! mas isso é outro diálogo...


PARA VISUALIZAR A PRIMEIRA PARTE:
http://ondeestadeusnessahistoria.blogspot.com/2011/07/crer-ou-nao-crer-eis-o-cristao-parte-i.html

PARA VISUALIZAR A SEGUNDA PARTE:
http://ondeestadeusnessahistoria.blogspot.com/2011/07/crer-ou-nao-crer-eis-o-cristao-parte-ii.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário