quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Crer Ou não Crer: Eis o Cristão! (Final)


O Terceiro e Último Diálogo!
Por Bruno Pontes da Costa


Tenho visto algumas situações que envergonham o evangelho. Existem pregadores vivendo uma vida dupla; o adultério, o alcoolismo, os desvios de dízimos, os escândalos, tudo isso já se tornou “comum”. Parece que as igrejas estão se tornando um clube social com fins lucrativos, onde se reúnem apenas para se confraternizarem, onde a Palavra e o louvor a Deus ficam em segundo, terceiro ou último plano, se estiverem incluídos no plano.
Não existe mais um ambiente sagrado onde a presença do Senhor é derramada para curar, libertar, restaurar e salvar. Você pode sentir o mesmo que eu quando visitar algumas igrejas assim! Refletindo sobre isso, me ocorre também que muitas vezes divagamos acerca da nossa real necessidade.
Começo a pensar que estamos vendo a igreja do Senhor se moldando as tradições do mundo. As pessoas não enxergam suas falhas, e o que lhes faltam é abrir seus olhos para ver sua verdadeira situação. Reconhecer que suas vidas precisam ser restauradas, e passar a viver em total dependência e obediência a Deus, está se tornando cada vez mais difícil.
Os crentes cegos, que por sua falta de fé, estão deixando de levar plenamente a sério as verdades, as exortações, as advertências, as promessas e o ensino da Palavra de Deus. É porque acham os encantos do mundo bem mais atraentes do que os do reino celestial de Deus! E o engraçado é que ninguém mais quer ser exortado ou ser chamado a atenção, pois, sempre leva para o lado pessoal, ou encara como desobediência, heresia ou sei lá o quê?! Parece que ser sincero é o errado, as pessoas das igreja querem mesmo é terem os seus egos massageados incutindo uma verdadeira “pedagogia do reforço”, para quem precisa na verdade da “pedagogia da chibata”.
Muitas vezes por causa da aparência enganosa do pecado, as pessoas estão se tornando cada vez mais tolerantes com o pecado (I Co.6.9-10). A confusão espiritual dos últimos tempos tem dado muitas oportunidades para o surgimento de inúmeras falsas doutrinas, que tem disseminado principalmente dentro das nossas igrejas. Pessoas que caem de paraquedas, filosofias e teologias furadas que não tem nada haver com a bíblia e ainda dizem que é uma “benção reconhecida em muitos lugares” (eu acho que, só se for no inferno!).
Jesus afirmou que o nosso adversário age como um pai para os que lhe pertencem, porém um pai destituído de misericórdia (Jo.8.44). No século passado, o grande mal da humanidade era a incredulidade. Hoje, parece ser o contrário: a credulidade, ou seja, os cegos espiritualmente acreditam em tudo o que o inferno ou os usados por ele lhes sopra nos ouvidos.
Daí, vemos o sucesso dessas seitas, e muitos participantes delas são de pessoas que são ou já foram evangélicas! Alguns anos atrás vi um irmão evangélico fazendo “simpatia” no seu consultório para aumentar a sua clientela! Não estão percebendo que há um reino espiritual maligno que tem cegado os seus olhos do entendimento para que não compreendam a verdade da salvação que há em Jesus (Ef.2.2-3 – II Co. 4.3-4). Pastores e ovelhas com medo de superstições e outras frescuras mais... Só a graça.
Esses cegos de nossas igrejas estão apelando para todos os lados, não se importam com aquelas religiões “montadas” que nada tem a ver com os verdadeiros ensinos de Jesus. Basta um vento diferente e lá se vão eles! Coitados, não sabem nem para onde estão indo, não tem identidade, não sabem nem porque estão ali, para eles qualquer resposta está valendo, desde que me convença! Pobres cegos.
Não estou aqui para atacar ninguém. Muito pelo contrário, meu papel como pastor é abrir os olhos dos que querem ser curados e não dos “super eleitos predestinados”. Por isso, não cito nomes de igrejas, denominações ou o que considero falsas seitas, mas é bom que você, meu irmão e minha irmã, saibam que existem alguns pontos importantes que nos levam a identificar se uma igreja ou um movimento religioso está lhe atraindo para uma emboscada. Abra os seus olhos!
A verdade também, é que há muitos corações duros dentro das nossas igrejas, e por causa disso passaram a rejeitar os caminhos de Deus. Já não amam a retidão, nem odeiam a iniquidade. Fazem as mesmas coisas! O Espírito Santo tem se entristecido, e em várias igrejas o seu fogo (falo do fogo do Espírito, não o do rétété!) está se extinguindo, por que o seu templo está sendo profanado com as más intenções do homem (I Co. 3-16), e suas más conversações e acusações às meninas dos olhos de Deus.
Se os crentes cegos continuam suas vidas sem refreio, eles podem finalmente, chegar ao ponto em que não seja mais possível um recomeço, caso não ouçam mais a voz de Deus. A Bíblia declara que Deus receberá todos que já desfrutaram da sua graça salvadora, se arrependidos voltarem a Ele.
Os cegos espirituais normalmente passam a ter um coração incrédulo. Pensam que ainda são crentes, mas as suas indiferenças para com as exigências de Jesus, indicam o contrário! Paulo exorta todos aqueles que afirmam que já se encontram salvos: “Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos” (II Co.13.5).
Você tem se provado? Ainda permanece firme na fé? Tem examinado a sua vida espiritual com rigor? Todas as áreas da sua vida estão agradando ao Senhor? Lembre-se de uma coisa: Quando não estamos mais olhando para Jesus é porque estamos cegos espiritualmente, e o cego ainda que esteja com os olhos fitando para o sol do meio-dia, não consegue enxergar a sua luz! Isso acontece com todos aqueles que tentam andar fora do caminho do Mestre. 

Conclusão

Sabe por que Jesus não quer cego andando na sua igreja? É que o Mestre sabe que o cego fica alheio a tudo que Ele lhe oferece. O cego vive de imaginação, adota heresias, e é propenso as falsas doutrinas, não ora, é relaxado espiritualmente, não tem fé, e vive das e pelas experiências dos outros, quando não inventa uma! 
Jesus quer dar uma nova oportunidade para aqueles que ainda não viram, e não sentiram a sua presença. O Mestre quer realizar tudo aquilo que ainda não pôde, em face da cegueira de muitos, que só o admiram, mas não conseguem adorá-lo! Tenha convicção de que Deus lhe chamou e tem um plano especial para a sua vida.
Cuidado para não se deixar envolver em especulações religiosas ou filosóficas a ponto de ficar em dúvidas e acabar apostatando da fé. Creia naquilo que a Bíblia, a Palavra de Deus afirma. Tenha cuidado e pense consigo mesmo se você não está ficando cego nem burro, porque na realidade está querendo satisfazer seus próprios interesses e não os de Deus!
Na verdade, todos precisam ouvir esta exortação. O evangelho precisa ter o sentido de solidariedade, compaixão e amor por nossos semelhantes. Não espere aplausos da terra
Como discípulo de Jesus, sinta-se um privilegiado em colaborar com o Senhor. Sobrarão exemplos da sua modéstia, e quem irão bater palmas para você serão os anjos no céu. Deus tudo vê. Deus é fiel.
Por fim, segundo Stott, O conhecimento deve conduzir-nos a adoração, à fé, à santidade e ao amor.
“O conhecimento é indispensável à vida e ao serviço cristão. Se não usamos a mente que Deus nos deu, condenamo-nos à superficialidade espiritual, impedindo-nos de alcançar muitas riquezas da graça de Deus. Ao mesmo tempo, o conhecimento nos é dado para ser usado, para nos levar a cultuar melhor a Deus, nos conduzir a uma fé maior, a uma santidade mais profunda, a um melhor serviço. Não é de menos conhecimento que precisamos, mas sim de mais conhecimento, desde que o apliquemos em nossa vida”.
Quem não vive para servir o próximo oprimido, necessitado, não serve para viver em comunhão, a terra só precisa de um soberbo “Satanás”, na dúvida, fique na sua, “pois, quem não espalha, ajunta”.

Fraternalmente em Cristo,

Pr. Bruno Pontes – Teólogo pela Libertação


Referências
Revista Santa Rita  (Ano 02, Numero 4, Primavera de 2007). Roberto Pepi Contieri (dir. Acadêmico) ISSN 1980-1742.
Sem Nome.  William Shakespeare. Biografia . Acesso: 29 de junho de 2011.
Sem Nome.  Percy Bysshe Shelley. Biografia . Acesso: 29 de junho de 2011.
Sem Nome. Cegos Perdidos Dentro da Igreja. www.webservos.com.br/gospel/estudos/ . Acesso: 29 de junho de 2011.
Revisão e Editoração: Calvin Gardner. Pr. Ron Crisp . O Espírito Santo Professor Como.www.palavraprudente.com.br / . Acesso: 29 de junho de 2011.
Crer also Pensar é. Jonh Stott. ABU Editora. 1921. ISBN 978-85-7055-029-3
Mentalidade Cristã, Posicionamento do Cristão los UMA Sociedade Não-Cristã. Jonh Stott. ABU Editora. 1921. ISBN 978-85-7055-029-3

PARA VISUALIZAR A PRIMEIRA PARTE:
http://ondeestadeusnessahistoria.blogspot.com/2011/07/crer-ou-nao-crer-eis-o-cristao-parte-i.html
PARA VISUALIZAR A SEGUNDA PARTE:
http://ondeestadeusnessahistoria.blogspot.com/2011/07/crer-ou-nao-crer-eis-o-cristao-parte-ii.html

Terceira parte
http://ondeestadeusnessahistoria.blogspot.com/2011/08/crer-ou-nao-crer-eis-o-cristao-parte.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário